Pêra e Gengibre não são de longe os meus ingredientes favoritos.... Mas quando li esta receita, ficou uma curiosidade a saltitar que não me largou enquanto não fiz e provei esta magnifica cheesecake.... É tão bom quando somos surpreendidos pela positiva, é tão bom quando algo supera as nossas expectativas... eu diria que é muito melhor assim!
Deixo-vos aqui a receita e vão ver que tal como eu, vão ficar surpreendidos com esta mistura de sabores!
INGREDIENTES
Base de Bolacha
- 300g de bolachas de aveia
- 1 1/2 c. (sopa) de gengibre em pó
- 110g de manteiga sem sal, derretida
Recheio
- 3-4 pêras não muito maduras
- 250g de acucar granulado fino
- 2 c. (sopa) de sumo de limão
- 300g de queijo creme
- 200g de queijo mascarpone
- 2 ovos
- 1 c. (sopa) de gengibre em pó
- 2 c. (chá) de extrato de baunilha
- 300ml de sour cream(natas ácida)
Geleia (opcional)
- água da cozedura das peras
- 1c. (sopa) de mel
- 5 c. (sopa) de açucar amarelo
- 5 c. (sopa) de vinho do porto
- 25 c.(chá)de extrato de baunilha
PREPARAÇÃO
Base
Comece por untar uma forma de mola de 23 cm de diâmetro e forre a base com papel vegetal. Salpique com farinha e retire o excesso. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Triture as bolachas com o gengibre em pó, junte a manteiga e misture muito bem. coloque na forma e pressione firmemente na base e nos lados. Leve ao forno durante 5 minutos e ao retirar salpique generosamente com canela e deixe arrefecer muito bem antes de adicionar o recheio.
Recheio
1.Para o recheio, tire a casca e o caroço das pêras e corte em fatias finas, depois coloque-as com metade do açúcar e o sumo de limão num tacho com 350ml de água. Ferva e reduza o lume e cozinhe até que as pêras fiquem tenras mas sem se desfazerem. Retire as pêras da água e deixe arrefecerem. Reserve a água se quiser fazer a geleia de pêra e vinho do porto para acompanhar (eu fiz, porque adoro e aproveitei para decorar).
2. Numa batedeira bata o queijo creme e o mascarpone com o resto do açúcar até que fique homogéneo e não se sinta o açúcar. Junte os avos o gengibre e o extrato de baunilha. Junte as natas acidas e bata para misturar
3. Coloque as pêras sobre a camada de bolacha, coloque o recheio por cima e asse durante 1hora a 160ºC. Deixe arrefecer lentamente, de preferência no forno com o lume apagado e a porta entreaberta, antes de ir para o frigorifico. Se for arrefecido muito depressa pode partir a cobertura (como a minha se partiu).Leve ao frigorifico durante pelo menos 3horas.
Geleia
Na água que reservou da cozedura das pêras, acrescente o mel, o açúcar amarelo, o vinho do porto e o extrato de baunilha leve ao lume até ferver mexendo sempre. Depois de ferver terá de atingir o ponto cabelo, e retire de imediato do lume passando para um recipiente para arrefecer.
Pode servir com natas, com geleia, ou doce de pêra.
Uma receita bem diferente do que costumo fazer, que superou as minhas expectativas e tornou o meu dia delicioso... Espero que também torne o vosso!
Um Beijo
Manu
Receita adaptada de "O livro Essencial das SOBREMESAS"
Sem comentários:
Enviar um comentário