quarta-feira, 2 de março de 2016

FUDGE de Bolacha e Chocolate aromatizado com Tangerina




Pois é... mais uma receita super, híper, deliciosa! E é tão fácil de fazer!
É ótima para acompanhar um cafézinho a meio da manhã ou a seguir à refeição, ou então só porque sim... ( os"Docegulosos" entendem-me).
E como se estão a aproximar os dias especiais de março, Dia da Mulher e Dia do Pai, este é um miminho ideal para não deixar passar a data em branco e surpreender os que mais ama do coração!




Para quem não sabe, o fudge tem por base a mistura do açúcar, da manteiga e do leite,que quando  aquecidos e envolvidos em lume-brando, resultam um caramelo bem cremoso que pode ser enriquecido com vários ingredientes.  Eu escolhi a bolacha de aveia, o chocolate de leite e negro e o “toque mágico" da Tangerina.



Atenção receita altamente viciante… mas que não podem deixar de experimentar!
INGREDIENTES
·         125g de manteiga
·         200ml de leite evaporado
·         450g de açúcar areado amarelo
·         50ml de água
·         2 c. (sopa) de essência de baunilha
·         40g de chocolate negro picado
·         40g de chocolate de leite picado
·         Óleo de vegetal para untar
·         8 bolachas de aveia picadas grosseiramente
·         Raspa de 2 tangerinas


PREPARAÇÃO

1.       Prepare as raspas das tangerinas e reserve (este procedimento é importante que já esteja feito antes do momento da adição das raspas de tangerina, isto para que não perca tempo e o caramelo solidifique e dificulte a mistura de todos os ingredientes);
2.       Numa caçarola aqueça a manteiga, o leite evaporado, o açúcar, a essência de baunilha e a medida de água em lume-brando mexendo até o açúcar dissolver. Deixe levantar fervura.
3.       Deixe a mistura ferver durante 15-20minuto mexendo sempre (para ver se está pronta, deite uma colher de chá numa superfície fria e deixe arrefecer, se conseguir formar uma bolinha com as pontas dos dedos é porque está pronta). Retire imediatamente do lume a fim de parar a fervura. Verta rapidamente metade da mistura para uma caneca resistente ao calor e adicione os chocolates e as raspas de tangerina ao creme da caçarola e mexa até derreter.
4.       Unte uma forma de bolo inglês de 500g com óleo vegetal. Deite metade do fudge de chocolate no fundo da forma e depois disponha por cima metade da bolacha e pressione um pouco com as pontas dos dedos. Cubra com o creme de baunilha ( o que verteu para a caneca), espalhe por cima as restantes bolachas e volte a pressionar um pouco com a ponta dos dedos. Finalize com uma camada do restante creme de chocolate e volte a pressionar um pouco com a ponta dos dedos.
5.       Deixe arrefecer, cubrar com pelicula aderente e leve ao frigorifico de um dia para o outro.
6.       Desenforme o Fudge sobre uma tábua e corte-o aos pedaços.


É tão bom que não se aguenta... Isto dá cabo de qualquer dieta!
Mas veio para ficar... esta e mais versões que já estão a saltitar dentro  desta  cabecinha... prontinhas para ir para o meu caderno  Manulifedelicious...
Beijos e deliciem-se!!! Pois a vida é curta demais para de viver na  amargura!!!
Manu












4 comentários:

  1. Fiquei estupefacta, que coisa tão linda e de certeza, boa :D Estou fã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!!!! Ainda bem que gostou... Tem de experimentar é muito bom mesmo! Para a semana vou fazer outra versão... Volte sempre!
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Manuela, ando de olho nesta receita!
    Parece-me que iria ficar viciada hehe.
    Adoro fudge e com chocolate e o toque da clementina maravilha.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Ines... Que bom voltar a ver-te por aqui!
      Esta receita é realmente muito boa! E o bom ( ou mau) do fudge e que quando se faz a primeira vez, vêm logo à ideia a quantidade de combinações que é possível fazer... Já comprei umas coisinhas para fazer uma nova versão... Aí, aí minha nossa como é que o meu marido há-de conseguir fazer dieta! Volta sempre... Já deixei no insta... um like no teu bolinho...

      Eliminar