segunda-feira, 14 de março de 2016

BOLO DE FRUTOS VERMELHOS MERENGADO





Há já algum tempo que queria fazer um bolo com frutos vermelhos frescos, mas ainda não tinha encontrado nenhuma receita que me inspira-se... Na passada quinta-feira, quando andava a visitar os meus blogues de eleição, deparei-me com a receita de um magnífico Bolo de Morango com Merengue / Eton Mess Cake, no Blog Coco e Baunilha da Patrícia Nascimento. Foi amor à primeira vista e este bolinho não mais me saiu da ideia…. E hoje foi o dia!
Fiz algumas adaptações… Não usei somente morangos mas também framboesas e mirtilos, como não tinha suspiros, fiz o merengue… mas de improviso e à última da hora, decidi merengar o bolo e o resultado foi este…



Ficou muito bom, aconselho vivamente a experimentarem, pois o contraste da acides das frutas, com o doce do merengue e a textura do bolo ficam incríveis… muito bom mesmo!






INGREDIENTES

BOLO
· 5 ovos
·  140g de manteiga
·  6 c. (sopa) de natas
·  280g de farinha c/ fermento
·  75g de amêndoa moída
·  180g de açúcar
·  1 c. (café) de  pasta de baunilha (ou essência)
·  1 pitada de sal
·  400g de Frutos Vermelhos
·  Amêndoa laminada q.b.

MERENGUE
· 150g de
 açúcar
·3 ovos



BOLO
Forrar um tabuleiro 20x30cm com papel vegetal. Derreter a manteiga, juntar as natas mexer até ficar homogéneo e reservar.  Peneire a farinha com a amêndoa e reserve.  Corte os morangos grosseiramente e reserve com os restantes frutos vermelhos.
Bata os ovos com o açúcar e a baunilha durante 10 minutos, até obter um creme esbranquiçado e volumoso. Junte a manteiga derretida com as natas e bata até ficar integrado. Junte a farinha e envolva delicadamente e por fim envolva delicadamente os frutos vermelhos.
Deite a massa na forma,coloque as amêndoas laminadas por cima e  leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35 a 40min. ou até o palito sair seco. Desenforme e deixe arrefecer completamente.

MERENGUE

Misture as claras com o açúcar num recipiente em vidro ou inox e leve a lume médio, em banho-maria (sobre um tacho com água), batendo com a batedeira elétrica até formar picos firmes e brilhantes. Retire do lume e continue a bater até ficar a temperatura ambiente e formar uma "bola" à volta das varas.

Cubra o bolo com o merengue, com saco de pasteleiro fazendo pequenas expirais com pico. Se não tiver saco pode cobrir normalmente com espátula e fazer os picos com as costas de uma colher.
Leve ao forno a 200 º com a resistência ligada, até obter uma cor dourada. Ou pode utilizar o maçarico se tiver.










Deliciem-se…
Um beijinho
Manu


2 comentários:

  1. Olá Manuela :)
    Fico muito contente que tenha experimentado. Achei o máximo esta versão merengada, cada garfada deve ser puro prazer ♥
    Obrigada.
    Bjinho.

    ResponderEliminar
  2. Olá Patricia!
    Que bom ter passado por cá!
    Ainda bem que gostou, fico muito feliz!
    Um beijinho

    ResponderEliminar