quinta-feira, 10 de março de 2016

BISCOITOS DE MASSA CAKE... 1ªAula Prática





Na minha primeira Aula Prática de Pastelaria, o Desafio do Chefe foi... Como transformar Massa Cake (massa de bolo tradicional,  para queques, bolo de arroz) em Massa Seca. Assim à partida não è muito claro... Mas pensem comigo... quando cai um pouquinho de massa no tabuleiro do forno, ou nas laterais da forma o que acontece?  Pois é... fica estaladiço e bem seco, tipo um mini biscoito( eu adoro apanhar esses bocadinhos, trinca-los e ouvi-los a estalar na boca... e por ai?  Mais alguém que se acuse? Eh, Eh...)   
E é este procedimento que temos de fazer. Deitar cuidadosamente bocadinhos de massa em papel vegetal e ficam com uns deliciosos, estaladiços e fantásticos biscoitos, para acompanhar o vosso Café e Chá das Cinco!
Querem a receita? Pois aqui a vai... Mas guardem-na bem e não digam a ninguém que fui eu que vos dei!!! Segundo o Chefe, é a receita da Confeitaria Nacional! ( Adoro Isto...)



Para fazer somente biscoitos, poderá fazer metade desta receita. Se preferir faça a receita na totalidade e aproveite para fazer um magnifico bolo, queques ou madalenas, que ficam muito idêntico (mas melhor) aos queques e bolos de arroz que normalmente comemos nas pastelarias.


INGREDIENTES

170g de Manteiga (faz toda a diferença a utilização de manteiga em vez de margarina)
335g de Açúcar Branco
4 ovos L
440g de Farinha Tipo 55
2 c. (café) de Fermento Royal ( atenção também à utilização de um bom fermento)
335ml de Leite


PREPARAÇÃO

MASSA

Para fazer estes biscoitos convém fazer a massa e deixa-la durante 2 ou 3 horas no frigórico para ganhar mais consistência.

1. Comece por misturar a manteiga com o açúcar ( a manteiga não deve ser derretida, tire do frio no dia anterior) até estar bem homogéneo e junte os ovos inteiros ligeiramente batidos e envolva novamente. Deite a farinha e fermento peneirados mexa muito bem e por fim acrescente o leite aos poucos e mexa até obter uma massa bem homogénea. Deixe repousar no frio.

BISCOITOS

Pré-aquecer o forno a 180ºC é essencial ter o forno pré aquecido, para que os biscoitos fiquem bem estaladiços.

Com Saco de pasteleiro-  Deite a massa no saco de pasteleiro, forre um tabuleiro de forno com papel vegetal antiaderente e faça tirar da grossura de tamanho de um dedo indicador com o espaçamento de dois dedos entre cada uma. Este biscoito assemelha-se e uma "lingua de gato" mas mais comprida, ou a uma" lingua de veado", mas mais estreita. Vão ao forno entre 7 a 10 minutos. Ter atenção porque cozem muito rapidamente e facilmente passam de "estaladiços para queimados".



Com Colher de Chá- Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal antiaderente e com uma colher de chá tire um pouco da massa e deite sober o papel, com as costas da colher faça movimentos circulares do centro para as extremidades. este biscoito fica um pouco mais pequeno que uma bolacha Maria.




Vão ao forno entre 7 a 10 minutos. Ter atenção porque cozem muito rapidamente e facilmente passam de "estaladiços para queimados".





Espero do fundo do coração que tenham gostado, pois deu-me imenso prazer fazer este post e partilha-lo convosco.

Beijos Deliciosos

Manu








2 comentários: