domingo, 1 de maio de 2016

PAVLOVA COM CREME DE PARLINÉ DE AMÊNDOA E MASCARPONE


Tenho ouvido regularmente um grande chefe a dizer..." Não inventem, já está tudo inventado... Reinventem, adaptem, adaptem-se..."  E esta é a prova de que a imaginação é a chave para tanto... São ínfimas as combinações... Fiquei-me por esta, mas são tantas que fervilham cá por dentro... Mas são tantas as coisas que quero pôr pratica, do tanto que tenho aprendido nestes últimos dois meses... Mas vamos lá a esta magnífica  Pavlova! 



INGREDIENTES 

MERENGUE
6 claras
375g de açúcar 
1 Pitada de sal

PARLINÉ
175g de amêndoa laminada
200g de açúcar 

CREME DE MASCARPONE
200g de Mascarpone
400ml de natas de pacote 
4c.( sopa) de açúcar em pó

PREPARAÇÃO 

MERENGUE

1. Pré-aquecero forno a 180º C e desenhar em papel vegetal anti-aderente um círculo de pelo menos 22 cm.
2. Bater as claras em castelo com a pitada de sal, iniciando a bater com uma velocidade baixa e ir aumentado gradualmente. Quando as claras já estiverem bem montadas adicione o açúcar paulatinamente sem parar de bater até o merengue formar nas varas da batedeira bicos bem firmes.
3. Espalhe o merengue dentro do círculo formando uma pequena caractera  no centro e alisando as paredes da Pavlova com uma espátula de forma a criar estrias que iram fortalecer e dar um acabamento bem mais bonito. Leve ao forno entre 45 a 60 minutos (dependendo das características do forno). 
4. Quando ja estiver bem Estaladiça apague o forno e deixe a Pavlova arrefecer com a porta entreaberta.

PARLINÉ 

1. Leve as amêndoas a alourar numa frigideira antiaderente ( cuidado para não queimarem tem  de estar constantemente a mexer)
2. Derreta o açúcar numa frigideira em lume médio até ganhar uma cor âmbar claro. Tire imediatamente do lume e envolva as amêndoas e deite de imediato em cima de papel vegetal e espalhe de forma a formar uma placa fina. 
3. Depois de solidificado parta em pedaços( se desejar reserve alguns para  decorar)e triture grosseiramente num processador ou robô de cozinha e reserve.

CREME DE MASCARPONE E PARLINÉ 

1. Bata as natas até ficarem bem firmes, junte o mascarpone e adicione o açúcar até estar tudo bem envolvido. Por fim junte o parliné que anteriormente tinha reservado e volte  a envolver até obter um creme bem homogéneo.

5. Deite este creme por cima da Pavlova (já bem arrefecida) e decore com os pedaços que reservou inicialmente ou como mais lhe agradar.

Delicie-se... 
 







Sem comentários:

Enviar um comentário